
Gases para a indústria alimentícia: quais são os mais usados?
Por mais que soe estranho, os gases estão altamente presentes na indústria alimentícia. Quando ouvimos sobre este assunto, logo pensamos em bebidas gaseificadas, como refrigerantes e cervejas, porém, os gases na indústria alimentícia também são utilizados para preservação dos produtos, aumentando sua vida útil.
Estas substâncias também são utilizadas na produção das embalagens, também garantindo a segurança alimentar do produto.
A seguir, você verá quais gases mais usados, suas funções e as vantagens destes elementos na indústria alimentícia.
Importância dos gases na indústria de alimentos
Como citado anteriormente, os gases industriais são de suma importância neste segmento. Abaixo, listamos algumas das funções destas substâncias:
- ● Extensão da vida útil: a conservação de alimentos não é apenas ter estoque destes produtos, mas também evitar doenças alimentares. Os gases industriais desempenham um papel fundamental na extensão da vida útil dos alimentos, criando atmosferas modificadas nas embalagens, impedindo a proliferação de microorganismos e retardando a oxidação.
- ● Preservação da qualidade: além de preservar no sentido de saúde, os gases mantêm a qualidade do produto, garantindo sua cor, sabor, textura e valor nutricional por mais tempo, garantindo a mesma aparência da produção à mesa.
- ● Congelamento e resfriamento: alguns gases, como o Nitrogênio, permitem o resfriamento e congelamento rápido de alimentos, permitindo um armazenamento mais longo.
- ● Transporte: gases são utilizados para manter a temperatura estável e controlada durante o transporte.
Principais benefícios dos gases industriais para as indústrias alimentícias
A utilização dos gases na indústria de alimentos vai além dos benefícios para o próprio produto: estas substâncias ajudam a empresa financeiramente, tanto para redução de custos quanto para aumento de ganhos. Veja tais benefícios a seguir:
- ● Redução de perdas: aumentando a vida útil dos alimentos, você evita deterioração do produto e, logo, a perda do mesmo.
- ● Redução de custos: otimizando a produção e reduzindo as perdas, os gases industriais evitam gastos desnecessários ou custos relacionados à reposição de produtos danificados.
- ● Expansão de mercado: com alimentos tendo maior duração, as indústrias de alimentos conseguem levá-los até mercados mais distantes, aumentando o número de clientes da marca e a expandindo pelo país e/ou mundo.
Gás além do refrigerante: veja outros alimentos onde o uso de gases é essencial
Carnes
Dizem que comemos com os olhos, ou seja, apreciamos a beleza do alimento antes de consumir ou escolher. Este fato é mais presente ainda no consumo de carnes, principalmente das bovinas.
Quando vemos aquela carne vermelha, logo associamos a frescor, o que não está totalmente errado nem totalmente certo, e é aí que os gases entram.
Dependendo do corte e da região do animal que ele é retirado, a concentração de mioglobina vai mudar, e é essa proteína que dá o avermelhado da carne. Certos cortes são naturalmente menos vermelhos que outros, o que não dá a sensação de frescor e suculência, fazendo com que alguns pedaços que estão totalmente aptos ao consumo sejam descartados.
O monóxido de carbono (CO) é essencial no mercado de carnes, trazendo este avermelhado para os cortes e os tornando atraentes para os consumidores, fazendo com que todos sejam selecionados no açougue.
Alimentos hidrogenados
A hidrogenação consiste em adicionar átomos de hidrogênio (H2) aos ácidos graxos dos óleos (que são líquidos) de alimentos como o chocolate e a margarina.
Este processo serve para garantir maior estabilidade, melhor textura, e maior prazo de validade para os alimentos ao transformar a gordura em uma substância semi-sólida, mais pastosa.
Esta reação química permite com que os produtos sejam mais acessíveis a todos, garantindo uma maior distribuição e melhores preços.
Café
Diferente de nós humanos que precisamos do oxigênio (O2) para sobreviver, este elemento é um verdadeiro vilão para alguns alimentos, como o café. quando o pó do café sofre com a oxidação, ele libera mau cheiro devido a proliferação de bactérias que, quando consumidas, podem causar dores de cabeça e enjoo.
Outro gás, o dióxido de carbono (CO2) é utilizado para remover o oxigênio e garantir aquele cheiro gostoso e único do café pela manhã.
Principais gases utilizados e suas funções
Até aqui, você viu os benefícios dos gases na indústria alimentícia, desde a preservação dos produtos até sua distribuição, mas, afinal, quais são estes gases? Veja a seguir os principais:
- ● Nitrogênio: utilizado para criar atmosferas modificadas, proteger alimentos da oxidação e resfriamento rápido
- ● Dióxido de carbono (CO2): carbonatação de bebidas, controle de pH e inibição de microrganismos
- ● Oxigênio: utilizado em embalagens de alimentos frescos para manter sua cor e aparência
Gru Gases: garantindo preservação e segurança para seus produtos
Já vimos como os gases industriais são extremamente necessários na indústria alimentícia, portanto, é preciso contar com uma empresa especialista no ramo.
Sempre operando com eficiência e segurança, a Gru Gases garante gases de altíssima qualidade para a indústria alimentícia.
Confira nosso catálogo e eleve a preservação dos seus produtos!